Descobri porque tenho horror à "rotina"! O problema não é fazer o mesmo todos os dias, o problema é a falta de desafios quando não há escolhas.
Isso mesmo, se você faz sempre a mesma coisa, você não escolhe, você não pensa, você simplesmente repete uma escolha que você fez há algum tempo atrás. Mas quando não há rotina, quando seus dias podem ser qualquer coisa, você tem que decidir o tempo todo.
Eu acordo pela manhã e decido se levanto ou demoro mais um pouco na cama, se tomo café da manhã na padaria ou nem como nada, se caminho pela vizinhança ou pego um metro, se fico 20 minutos ou 2 horas naquele lugar. Isso quando não há decisões maiores para tomar, como que destino escolher para a próxima parada, onde ficar, quanto tempo...
Acho que só agora me dei conta disso. Só agora, depois de comprar uma passagem e pensar: mas teria sido melhor eu ter ido para a outra direção né?! Ou depois de resolver ir embora da cidade e ser tomada por uma sensação de "bem que eu poderia ter ficado um pouco mais, e ter conhecido aquele lugar que parecia tão interessante". Bom, o que parece é que sempre que decidimos algo, deixamos outro "algo" para trás. Por isso que na vida o mais importante é o decidir, já dizia Cora Coralina.
Eu sempre fui muito racional nas minhas escolhas e sempre tentei planilhar os prós e contras de cada decisão, e planejar bem os próximos passos, mas há algum tempo que venho tentando ser mais intuitiva e menos racional. Achava que estava me saindo bem nessa tentativa até essa viagem. As últimas decisões e os "ses" que surgiram fizeram eu perceber que ainda sou muito insegura. Estou aprendendo. Já descobri que apesar de toda insegurança e ansiedade que surge a cada decisão é disso o que eu gosto, é isso que me faz sentir viva, e não importa muito se a escolha foi a mais adequada, o que importa é a imprevisibilidade, é o novo, o desconhecido, a falta de rotina, é viver aquilo que eu mesma escolhi e arcar com todas as consequências, sejam elas boas ou ruins. E sei que quando retomar a minha vida de trabalho voltarei a ter uma rotina, mas também sei que poderei decidir por ter uma vida com mais escolhas e menos repetições, do jeitinho que eu gosto.
Hoje resolvi comer galletas de chocolate com sorvete de creme, mesmo sabendo que tenho que maneirar nas calorias pra não virar uma bola, e decidi ir no cinema mesmo tendo uma cidade pra desvendar e pouco tempo por aqui. Decisões bobas, mas no fim não deixam de ser escolhas, escolhas nesse mundo repleto de opções. Que bom!
Decidi que gostei muito deste! Hihi! :)
ResponderExcluir