A pergunta que eu mais ouço logo depois de passado o choque do “você vai mesmo fazer um ano sabático” é:
-Mas e aí, qual o roteiro?
Há algum tempo que leio blogs de viagem e acompanho a trajetória de algumas pessoas em períodos sabáticos ou em viagens de volta ao mundo, e o que todos alegam é que viagens como essa são impossíveis de planejar e prever cada detalhe.
Eu sempre adorei planejar minhas viagens de férias, comprar guias de viagem, escolher o melhor hostel, comprar passagens com antecedência e organizar tudo em planilhas. Nunca me arrependi de ter tudo planejado e detalhado, mas às vezes as mudanças de roteiro acontecem. Pra mim será um enorme desafio lidar com o imprevisto, com o que vem pela frente, com o que pode acontecer sem muito planejamento ou roteiro.
Tenho algumas premissas que pretendo usar como base para as minhas decisões, mas até essas premissas podem mudar! (Aliás, algumas já mudaram).
Quero dar a volta ao mundo.
Quero fazer trabalho voluntário.
Quero fazer um curso de budismo.
Quero trabalhar numa fazenda de orgânicos.
Quero conhecer o Butão.
Quero conhecer a Green School, em Bali.
Quero tentar fugir do frio e das monções.
Quero encontrar amigos.
Quero ficar em países e lugares que meu dinheiro dure mais. (tenho um orçamento diário apertado)
Quero ir pra Índia.
Quero gastar tempo, muito tempo no Sudeste Asiático.
O primeiro roteiro que imaginei começava pela Europa, e não contemplava as Américas. Mas um, depois outro, e mais outro amigo me fizeram pensar, rever as minhas definições, e assim incluir as Américas no roteiro.
Então ficou assim definido, iniciarei minha viagem por Santiago, no Chile, no dia 2 de agosto (acabo de comprar minha passagem, iupeeee) e em seguida para o Deserto do Ataca e Salar de Uyuni na Bolívia. Depois disso, tenho aproximadamente um mês e meio pra chegar à Bogotá e embarcar no avião para o México, encontrar minha amiga Ana no dia 3 de outubro. Entre a Bolívia e a Colômbia pode ser que eu vá para o Peru e também para o Equador, mas ainda não tenho muita certeza. Só sei que quero passar um bom tempo na Colômbia. Estou apaixonada pelo que ando lendo sobre o país. Fiz alguns convites para amigos especiais me acompanharem nessa primeira parte da viagem e ainda estou aguardando a resposta. Sou otimista, e sei que se não for nesse período da viagem, eles certamente me encontrarão em outro lugar do mundo. Aliás, uma das premissas é encontrar os amigos durante a viagem. Quem mais vai me encontrar? (aos que me prometeram não se preocupem que vou dar um jeito de cobrar).
Depois do período no México, no final de outubro, são apenas intenções e ideias. Penso em embarcar com destino à Europa (agora tenho um ótimo motivo para ir a Barcelona em Novembro), depois para a Índia, passando por Nepal e Butão, e chegar ao Sudeste Asiático lá por fevereiro. Pretendo ficar por lá uns 5 meses, antes de embarcar para Austrália, Nova Zelândia e por fim, voltar ao Brasil.
Agora estou na fase de planejar a primeira parte da viagem, e por isso quero dicas de todos vocês sobre a América do Sul! Contatos de amigos (se alguém quiser me receber na sua casa seria excelente), de conhecidos, sugestões de roteiro, de lugares que eu não posso deixar de visitar! Podem mandar por email, ou comentário do post. Qualquer dica é bem vinda!
Espero que tenham gostado do planejamento! Aos poucos vou atualizando-os do roteiro!
Quadro do mapa mundi em frente a minha cama, com muitos estudos de roteiro. |
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeu bem, se vais ao Peru não deixes de passar pelo Vale Sagrado dos Incas. Na minha opinião vale mais a pena do que Machu Picchu. Passe pela cidadezinha de Pisaq (no vale mesmo) e se tu deres sorte, pegue o festival de Nossa Senhora de Carmen. É lindo e me fez chorar. =D
ResponderExcluirMarinete, amada! Somos um! Me sinto cada vez mais conectada contigo, amada <3
ResponderExcluirMarinita!!!
ResponderExcluirSeu roteiro mudou e agora comtempla as Américas, isso é bom!
Fugir do frio é justo, fugir das monções nem tanto.
Só não entendi porque eu não vejo o meu postal na foto...
Um beijo!!!
Seu postal ganhou otro lugar de destaque no meu quarto! ;)
ExcluirBeijos querido!