Entreguei o passaporte para o oficial da imigração. Ele me olhou muito sério e repetiu meu nome com um forte sotaque:
- Marina?
-Yeah!
Respondi com aquela cara de quem pensa, "não, meu nome é Josefina, mas te entreguei um passaporte com outro nome só pra fazer uma gracinha".
Eu já tive muito medo desses processos de imigração, por experiências ruins do passado. Mas depois de tanto tempo atravessando fronteiras já consigo ficar relaxada e apenas curtir o momento.
- Quanto tempo você vai ficar por aqui?
Pensei, olhei pra baixo, pra cima e disse:
- Aaa, duas semanas, talvez..
Ele me olha com uma cara de quem não consegue entender como um turista não sabe quanto tempo vai ficar no país, e me pergunta com tom de exclamação:
- Mas há quanto tempo você está viajando?
- Aaaaa, dez meses.
De novo respondo sem muita certeza.
Ele vira pro lado, chama a colega que está atendendo um americano de meia idade e fala alguma coisa no idioma que não entendo.
Os dois começam a rir, e a falar várias coisas enquanto ele folheia meu passaporte e da uma olhada nos carimbos. A oficial olha pra mim e diz em inglês.
-Nossa, que legal! Você é muito sortuda. Quem sabe um dia ainda faço isso! Você teve que guardar muito dinheiro pra essa viagem?
A pergunta dela me pegou totalmente de surpresa. Na verdade eles estavam achando realmente legal o fato de eu estar viajando por tanto tempo.
Respondo que sim, afim de não prolongar mais o papo. Enquanto isso o oficial carimba o meu passaporte e responde sorrindo!
- Have a good time in Bali!
- Thanks!
E foi assim que eu passei pela imigração da Indonésia. Do jeito mais fácil e engraçado até hoje!
Tomara que o país esteja repleto de pessoas como esses dois oficiais da imigração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário